Seguidores

Pesquisar neste blog

Meus blogs :

domingo, 28 de março de 2010

O Espiritismo e a Umbanda

O espiritismo e a umbanda são doutrinas espiritualistas, como também o judaísmo, o catolicismo, o protestantismo, a teosofia, o rosa cruz, o esoterismo etc., o que não impede de haver entre elas diferenças essenciais, que lhes dão características próprias.
A existência de Deus e da imortalidade da alma são verdades aceitas por todas, já a reencarnação não o é pelo catolicismo e pelo protestantismo.
O espiritismo e a umbanda, adotando como prática comum a comunicação ou manifestação dos espíritos, já diferem do rosa cruz, da teosofia, do esoterismo que não prescrevem essas práticas.
Como veremos a seguir, não se pode, por outro lado, confundir espiritismo e umbanda, embora ambos aceitem a comunicação dos espíritos e a reencarnação como pontos ou princípios básicos.
O espiritismo difere da umbanda quanto a origem, ao conteúdo doutrinário e à prática ritual.
Quanto à origem, sabemos que espiritismo (termo criado por Allan Karde) designa uma doutrina, recebida de vários espíritos superiores e codificada por Kardec, no século XIX. Essa doutrina se caracteriza por ser um comjunto de princípio, de ordem científica, filosófica e moral.
A umbanda tem sua origem na prática religiosa dos africanos Bantos, que habitavam Angola, Congo e Moçambique.
Com referência ao conteúdo doutrinário, sabemos que o espiritismo assenta em postulados científicos, filosóficos e éticos, o que não se dá na umbanda, que não tem doutrina codificada, embora seus adeptos aceitem a imortalidade da alma, a reencarnação e a lei de ação e reação (carma/expeciação).
O sentido nitidamente material do culto umbandista, distancia muito a umbanda do espiritismo cuja doutrina tende exatamente a libertar o ser humano das coisas matérias, das formalidades do mundo exterior, das crendices e superstições.
Umbanda, portanto, não é espiritismo, nem mesmo baixo espiritismo de terreiro, nem espiritismo atrasado, nem espiritismo de outra linha, como se ouve dizer, por que espiritismo é um só.
Quanto a prática ritual, a umbanda difere essencialmente do espiritismo. A umbanda atua no plano da natureza e o espiritismo no plano do pensamento.
O espiritismo não tem ritual de nenhuma espécie; não adota corpo sacerdotal; hierarquia; cerimônia (batizados, casamentos e quaisquer outras); não se utiliza de fórmulas, invocações ou promessas de qualquer natureza; repele a adoração de imagem, símbolos, amuletos; rejeita crendices e superstições e não admite pagamento pela prestação de assistência espiritual ou de qualquer auxílio que conceda aos necessitados. (Extraído do livro espiritismo básico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Zambra Gitana :

Zambra Gitana :
Apperley, Pintor : George Owen Wynne (1884-1960) - Zambra gitana - A Zambra, ou Flamenco árabe é, portanto, a fusão de movimentos de danças de povos nômades ancestrais.

Dança Flamenca!

Dança Flamenca!
Apperley, Pintor : George Owen Wynne (1884-1960) - Danza Flamenca

Velas Ciganas Coloridas!

Velas Ciganas Coloridas!
A Cultura cigana e seu contraste de cores,de suprema riqueza!

Sereia da Praia;

Sereia da Praia;
Sereias o Povo Mítico dos Oceanos,damas dos Lagos,Senhoras do Mar

Mulher Índia - Quadro Pintado pelo Artista Italiano Milo Manara.

Mulher Índia - Quadro Pintado pelo Artista Italiano Milo Manara.
Índia Xamã - Feiticeira de sua Tribo - Sacerdotisa das forças da natureza - Luz em Meio a Floresta !

Iemanjá

Iemanjá

♥♥♥Indiana♥♥♥

♥♥♥Indiana♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥

Iansã - Divindade Africana

Iansã - Divindade Africana

Cigana Esmeralda ;

Cigana Esmeralda ;
Bailando com o Pandeiro;

Amor do Egito !

Amor do Egito !

Velas de Umbanda;

Velas de Umbanda;

Fênix

Fênix
Senhora das Profecias !

Velas Coloridas entre as Frutas;

Velas Coloridas entre as Frutas;
♥ ♠ ♣ ♦

Quiromancia !

Quiromancia !
A Arte de ler as Mãos!

Sereia.

Sereia.