Seguidores

Pesquisar neste blog

Meus blogs :

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Origem do povo gitano-Criança Cigana












O nascimento de uma criança para os ciganos tem um significado que transcende a simples perpetuação a espécie ou coisas comuns como a personificação do amor.

Para os ciganos, o nascimento de uma criança simboliza o renascimento da esperança em todos os sentidos, não apenas para o povo cigano, mas para o mundo tudo.

Uma criança está além da sua origem, isto é, de seu pai e de sua mãe, muito embora o conceito de família e de tribo seja muito forte entre os ciganos. Uma criança é parte da renovação do mundo e, por isso, não pode ser limitada de forma alguma.

O amor é a lição número um dos pais ciganos a seus filhos. O amor à raça, às tradições, aos irmãos, à tribo e ao país que os acolhe é sempre muito bem dimensionado e nenhum cigano vive seu dia-a-dia sem ter em mente o conceito maior de que não está só, mas que é parte de um povo orgulhoso, que desempenhou e desempenha um papel muito forte e significativo na História.

Assim, uma criança cigana é um universo em si mesma e, ao mesmo tempo, parte de uma galáxia ainda maior, concentrada em unir seus elementos mais dispersos num só sentido.

O mistério e a mística cigana se inicia quando nasce mais um cigano e, a partir daí, não existe mais limites para ela.

PARA QUANDO NASCE UMA CRIANÇA

Uma criança, para os ciganos, simboliza a perpetuação, a renovação e a multiplicidade, pois jamais uma deve ser como a outra e a soma de todas elas é que dará o verdadeiro sentido dessa palavra tão simples no seu contexto, mas tão importante no seu significado final.

Jamais uma criança cigana será tratada como se fosse mais uma, pois cada uma é diferente e em cada uma delas reside a esperança da chegada de um Rei que, para muitos, se concretizou com a chegada de Cristo.

Embora o assunto possa ser polêmico, não existe discussão a respeito, pois cada cigano sabe que a sua opinião jamais será a única e definitiva. É cultural e aceito com naturalidade.

Assim, quando nasce uma criança, quem a visita leva um presente útil e um presente simbólico, este representado numa fita que, em função de sua cor, de sua largura e de seu comprimento, jamais será igual a uma outra.

Observação:

O conceito de presente útil reside no fato de que, ao recebê-lo, a criança pode começar a usá-lo imediatamente, sem a necessidade de maiores preocupações.

PARA UM FUTURO SEGURO

Segundo os ciganos, cada criança que nasce, tem o seu destino e isso não pode ser mudado mas, pelo contrário, incentivado, pois cada uma delas pode significar a solução que todos nós vimos procurando.

Assim, a cada nascimento, a palavra-chave é a esperança de um

novo tempo e de uma mudança. Mudança na qual os ciganos depositam toda a sua esperança.

O dia da semana de cada criança que nasce é muito importante e deve ser celebrado de modo especial. Para isso, existe uma convenção para cada dia, coisa que deve ser seguida sem maiores preocupações, porque o que está em jogo é o futuro da criança e não de seus pais.

Para isso, conforme o dia do nascimento, é providenciado um talismã de ouro, posto em seu pescoço pela madrinha, com um colar no mesmo metal.

São os seguintes esses talismãs, conforme o dia do nascimento de cada criança:

Se for do sexo masculino:

01 - uma flor

02 - uma âncora

03 - uma seta

04 - um machado

05 - um morcego

06 - uma abelha

07- um sino

08 - uma ave

09 - uma borboleta

10 - um castelo

11 - um gato

12 - uma espiga de trigo

13 - uma romã

14 - uma cornucópia

15 - uma concha

16 - uma lua crescente

17 - uma lua minguante

18 - uma lua nova

19 - uma lua cheia

20 - uma cruz

21 - uma coroa

22 - um cão

23 - uma pomba

24 - um dragão

25 - uma águia

26 - um olho

27 - um leque

28 - uma pena

29 - uma flor

30 - um sapo

31 - um gafanhoto

Se for do sexo feminino:

01 - uma mão

02 - um martelo

03 - um coração

04 - uma ferradura

05 - uma chave

06 - uma folha

07 - um cogumelo

08 - uma fênix

09 - um abacaxi

10 - um arco-íris

11 - um escaravelho

12 - uma serpente

13 - uma concha

14 - uma aranha

15 - uma espada

16 - uma lança

17 - um punhal

18 - um raio

19 - uma tocha

20 - uma tartaruga

21 - um abutre

22 - uma jóia

23 - um círculo

24 - um quadrado

25 - uma onda

26 - um copo

27 - um vaso

28 - uma caixa

29 - um sol

30 - uma lua crescente

31 - um pé

PARA SER UM LÍDER

A liderança entre os ciganos se processa naturalmente. Eleições e disputas pelo poder são coisas que valorizam sobremaneira, mas tudo isso ocorre sem orgulho próprio e sem vaidades, com a preocupação única de servir dentro das limitações de cada um.

A gestação de uma criança é uma promessa de salvação de toda a humanidade e, como o cigano considera seu país o mundo todo, é fácil entender o motivo da importância data ao assunto.

Cada criança futura é um líder salvador futuro. Essa esperança alimenta não apenas os ciganos, mas cada um de nós.

Por isso, cada mês de gestação entre os ciganos tem uma importância especial. O ventre da mulher é considerado sagrado e deve ser protegido de forma especial para que o fruto nele contido seja especial.

E isso deve ser feito das seguinte forma"

Primeiro mês: o ventre deve ser constantemente banhado com água ou substâncias naturais líquidas como a lama e o suco de diversas frutas como o coco e a cana-de-açúcar.

Segundo mês: este é o mês do fogo e além de manter o ventre exposto ao sol o máximo possível, à noite, antes de dormir, acender uma vela de cor diferente a cada dez dias.

Terceiro mês: o ar livre deve ser oferecido à criança em gestação e, para isso, a mãe deve se voltar na direção de cada um dos pontos cardeais, deixando que o vento que vem de lá deslize pelo seu ventre e envolva a criança que ela traz consigo.

Quarto mês: chegou o momento de pôr a criança em contato com a terra, já que a água tem sido seu elemento, mas será na terra em que ela concretizará sua missão. Uma das maneiras mais ternas é simplesmente se sentar e pôr terra no ventre, de forma que deslize na pele, ensinando a criança a o segredo da fertilidade.

Quinto mês: agora é preciso ensinar a lição da pedra ao seu filho ou a sua filha. Para isso, toda sorte de pedra, mineral, metal ou cristal que encontrar, encoste no seu ventre, um pouco abaixo do umbigo, deixando ali até que aqueça ligeiramente. É o bastante para que seu bebê aprenda a lição do mês.

Sexto mês: este é o mês especial da madeira, das plantas e dos vegetais em geral. Coloque contra seu ventre, um pouco à direita do umbigo, tudo que for vegetal, como flores, folhas, troncos, caules e raízes. Permita que a criança entre em contato com o mundo vegetal. Verá como existe uma semelhança muito grande entre uns criança e uma planta nesse momento.

Sétimo mês: é chegada a hora de você começar a purificar o seu corpo para receber a nova criatura que poderá ser aquela que vai redimir definitivamente a todos nós. Para tanto, habitue-se a amornar água numa panela de ferro, acrescentando um punhado de sal grosso para cada três litros de água.

Oitavo mês: é o momento da luz. Durante todo o mês, mantenha ao seu lado, à noite, quando for dormir, uma vela branca acesa. Ela será o farol que vai guiar seu filho ou sua filha ao seu destino no mundo.

Nono mês: tente ficar o máximo possível em contato com metais como o ouro, a prata, o cobre, o bronze e a platina. Ao mesmo tempo, tenha pedras, cristãos e jóias de todos os formatos e cores para friccionar levemente seu baixo ventre, ensinando sua criança a não se deslumbrar com o brilho que é a perdição do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Zambra Gitana :

Zambra Gitana :
Apperley, Pintor : George Owen Wynne (1884-1960) - Zambra gitana - A Zambra, ou Flamenco árabe é, portanto, a fusão de movimentos de danças de povos nômades ancestrais.

Dança Flamenca!

Dança Flamenca!
Apperley, Pintor : George Owen Wynne (1884-1960) - Danza Flamenca

Velas Ciganas Coloridas!

Velas Ciganas Coloridas!
A Cultura cigana e seu contraste de cores,de suprema riqueza!

Sereia da Praia;

Sereia da Praia;
Sereias o Povo Mítico dos Oceanos,damas dos Lagos,Senhoras do Mar

Mulher Índia - Quadro Pintado pelo Artista Italiano Milo Manara.

Mulher Índia - Quadro Pintado pelo Artista Italiano Milo Manara.
Índia Xamã - Feiticeira de sua Tribo - Sacerdotisa das forças da natureza - Luz em Meio a Floresta !

Iemanjá

Iemanjá

♥♥♥Indiana♥♥♥

♥♥♥Indiana♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥

Iansã - Divindade Africana

Iansã - Divindade Africana

Cigana Esmeralda ;

Cigana Esmeralda ;
Bailando com o Pandeiro;

Amor do Egito !

Amor do Egito !

Velas de Umbanda;

Velas de Umbanda;

Fênix

Fênix
Senhora das Profecias !

Velas Coloridas entre as Frutas;

Velas Coloridas entre as Frutas;
♥ ♠ ♣ ♦

Quiromancia !

Quiromancia !
A Arte de ler as Mãos!

Sereia.

Sereia.