Seguidores

Pesquisar neste blog

Meus blogs :

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Candomblé;Olokun;Deusa Africana dos Oceanos.

Deusa dos Oceanos

Na cidade de Ifé, Efon, Obeokuta e etc... Olokun é considerada a Deusa dos Oceanos, uma das esposas de Orumila. Olokun é a proprietária de todas as riquezas encontradas no fundo dos oceanos, como o sal, os búzios, conhas, e etc... Olokun é a roprietária de todas as águas, salgadas e doces, por isso, é a responsavel pela reprodução e manutenção da vida neste planeta. Onipotente Olokun, ela é a origem da vida através da água e ainda a carregamos em nossos corpos.
Por isso Olokun domina a maternidade, considderada a origem da vida , a líder de todas as águas, a ancestral progenitora de Todos.Tudo na vida começa no mar, o fluido no interior do útero da mãe é uma representação do mar, quando o embrião tem de evoluir e transformar para se formar como os peixes antes mesmo de se tornar um bebê humano.

Olokun, é a fonte de toda riqueza, fonte geradora, fonte de vitalidade, aquela que detém a vida, Mãe de Eegun e Iku, os vinculos ancestrais. Aquela que libera de si Aje, Iyemonja, Oshun, Oya, Yewa, Obba, Osumare, Yerosun, Yerewiyn, Okutè, Osapepe,etc... Ou seja, todas as vertentes das águas.



Conta um Itan que quando Olokun deixou Orunmila (seu marido) no Orun, ela pegou tudo o que tinha que levar e foi parar na escuridão dos oceanos. Olokun saiu do reino de seu marido infeliz e triste com sua vida, então ela pediu a Olodumare que a transformar-se em água, desta maneira Olókun se tornou água, flutuou dentro do oceano, dentro deste contexto ela voltou a ser rica e poderosa.
Um dia Olokun enviou uma mensagem para perguntar a Ifá (Orisa da Sabedoria) para ele continuar ao lado dela em sua companhia, quando Orunmila escutou o pedido ele aceitou ir e encontrou muito conforto e riqueza. Ele ficou um tanto quanto confortável e feliz que quis mais voltar ao Orun (Ile Ifé - idade do amor) por muitos anos, Orunmila esqueceu de todas suas responsabilidades como Ôrísà do destino de todos os Orisa`s. Orunmila e Olokun rabalharam juntos para dar benções àqueles que tinham coração e ìwà rere (bom caráter).
Olokun possui muitos outros nomes relacionados aos varios elementos e fenomenos manifestos na natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Zambra Gitana :

Zambra Gitana :
Apperley, Pintor : George Owen Wynne (1884-1960) - Zambra gitana - A Zambra, ou Flamenco árabe é, portanto, a fusão de movimentos de danças de povos nômades ancestrais.

Dança Flamenca!

Dança Flamenca!
Apperley, Pintor : George Owen Wynne (1884-1960) - Danza Flamenca

Velas Ciganas Coloridas!

Velas Ciganas Coloridas!
A Cultura cigana e seu contraste de cores,de suprema riqueza!

Sereia da Praia;

Sereia da Praia;
Sereias o Povo Mítico dos Oceanos,damas dos Lagos,Senhoras do Mar

Mulher Índia - Quadro Pintado pelo Artista Italiano Milo Manara.

Mulher Índia - Quadro Pintado pelo Artista Italiano Milo Manara.
Índia Xamã - Feiticeira de sua Tribo - Sacerdotisa das forças da natureza - Luz em Meio a Floresta !

Iemanjá

Iemanjá

♥♥♥Indiana♥♥♥

♥♥♥Indiana♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥

Iansã - Divindade Africana

Iansã - Divindade Africana

Cigana Esmeralda ;

Cigana Esmeralda ;
Bailando com o Pandeiro;

Amor do Egito !

Amor do Egito !

Velas de Umbanda;

Velas de Umbanda;

Fênix

Fênix
Senhora das Profecias !

Velas Coloridas entre as Frutas;

Velas Coloridas entre as Frutas;
♥ ♠ ♣ ♦

Quiromancia !

Quiromancia !
A Arte de ler as Mãos!

Sereia.

Sereia.