Seguidores

Pesquisar neste blog

Meus blogs :

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Os Deuses da Mitologia Nórdica;

    Os deuses na Mitologia Nórdica eram primariamente divididos entre vários clãs, sendo o principal deles o Aesir (ou Æsir, na ortografia mais correta), onde estamvam contidos os principais deuses, como Odin, Thor e Tyr. Os Aesir lutaram contra outro clã, os Vanir, durante a Guerra dos Deuses, sendo que depois foi selada uma paz, quando os Vanir entregaram aos Aesir ou deusesNjord e seus dois filhos, Freyr e Freya. Além destes dois principais existiam ainda o clã das Nornas, dos Lotnar (os gigantes, que habitavam Jotunheim) e dos Dreki (Dragões). 
    Segue abaixo uma lista das principais divindades da Mitologia Escandinava, com sua descrição geral:

 Odin - Também chamado de Wotan ou Woden, Odin é o principal deus da Mitologia Nórdica. É o Senhor dos Deuses, de Asgard e de Midgard, e é o Deus da Guerra, da Morte e da Magia, além de protetor dos governantes e dos poetas. Deu de presente aos humanos o Alfabeto Rúnico, pelo qual teve que passar nove dias e nove noites pendurado na Árvore de Yggdrasil. Possuia Sleipnir, o cavalo mais veloz do mundo (leia sobre o surgimendo de Sleipnir aqui) e Gungnir, a lança que nunca errava o alvo. O termo em inglês para Quarta-feira (Wednsday) deriva de Odinsday, por esse ser o dia em que era mais celebrado.




(Odin, com seus lobos Geri e Freki e seus corvos Hugin e Munin)


    Thor - Deus do Trovão, da Vingança e das Forças da Natureza em geral, era o mais poderoso dos deuses em batalha, considerado até invencível, embora fosse o menos inteligente deles. Possuia um mítico martelo, Mjollnir, com o qual podia atirar relâmpagos e destruir qualquer coisa, e um cinto, Megingjard, que lhe dava força extrema. Os guerreiros vikings costumavam usar réplicas do Mjollnir penduradas no pescoço, para torná-los também invencíveis. Thor deu origem ao termo Thorsday, posteriormente convertido para Thursday, que significa quinta-feira em inglês.


 Frigg - Deusa da Fertilidade e protetora das Famílias, das Mães e dasDonas-de-casa, além de esposa de Odin, Frigg conhecia todos os segredos do Universo, mas não reveláva-os nem mesmo a Odin.



    Loki - Originalmente filho de gigantes, Loki foi adotado por Odin como irmã de sangue (embora seja comumente conhecido como filho de Odin). Era o deus doFogo, da Trapaça e da Travessura, constantemente pregando peças nos Aesir. Apesar de ser considerado pelos leigos como um deus mal, Loki não era propriamente Mau nem Bom, era um misto de ambos, apesar de no Ragnarök (o Crepúsculo dos Deuses, o equivalente ao apocalipse nórdico) lutar contra os Aesir, ao lando dos gigantes.


    Tyr - Deus dos Guerreiros, da Justiça e dos Combates, embora não da Guerra (esse era Odin). Embora fosse o deus dos guerreiros, ele próprio não era o guerreiro mais poderoso, posto que pertencia a Thor. Teve sua mão direita arrancada pelo deus-lobo Fenrir, cria de Loki, quando acorrentava o lobo a uma caverna. Seus símbolos são aLança, considerada na mitologia tanto uma arma quanto um símbolo de justiça, e a runa Teiwaz, que simbolisa a coragem. Seu nome deu origem ao termo Tyrsday, posteriormente Tuesday, a palavra em inglês paraTerça-Feira.
 Heimdall - Era o Guardião da Ponte Bifrost, a ponte de arco-íris que ligavaAsgard a Midgard. Possuía audição e visão extraordinárias, além do poder de nunca dormir, e, quando alguém tentava passar pela ponte sem autorização, Heimdall soprava sua poderosa corneta Giallarhorn, que podia ser ouvida em todo o mundo.


    Njord - Um dos Vanir, era Deus dos Mares e protetor dos marinheiros epescadores, além de pai de Freyr e Freya.


    Freyr - Deus Masculino da Fertilidade e Rei dos Duendes. O curioso é que Frey era sempre representa com o pênis ereto, por ser muito fértil.


    Freya - Deusa Feminina da Fertilidade, do Amor, do Sexo, da Riqueza, daMagia e da Adivinhação, além de líder das Valkyrias. Seu nome deu origem ao termo Freyasday, posteriormente Friday, que significa sexta-feira em inglês.

    Idun - Também conhecida como Iduna, era a Deusa da Poesia. Sua principal função era cuidar das maçãs que davam aos deuses sua junventude e força eternas, visto que eles não eram imortais por natureza. Idun guardava as maçãs em uma caixa de madeira de teixo, e dava uma por dia a cada deus.


    Nornes - Eram três irmãs, deusas do Tempo. Urd, a irmã mais velha, era a Deusa do Passado e era representada sempre olhando para trás, Verdandi, bem mais nova, era a Deusa do Presente e era representada olhando para o chão, eSkuld, de idade indefinida, era a Deusa do Futuro, do qual conhecia todos os mistérios. Possuiam a função de cuidar da Árvore de Yggdrasil, fazendo choverhidromel sobre suas raízes para que ela não morresse.


    Dvalin - Rei e Pai de todos os Anões, além de Deus do Subterrâneo.


    Valkyrias - Divindades menores, servas, ou, em algumas versões, filhas de Odin e comandadas por Freya. Eram representadas como mulheres de armadura, que cavalgavam cavalos alados e buscavam os maiores guerreiros caídos em combate, conhecidos como Einherjar, e levavam-nos para o Valhala, o Palácio de Odin, onde os Einherjar comeriam, beberiam e lutariam até chegar oRagnarök, quando ajudariam a defender Asgard. As Valkyrias só podiam ser vistas por aqueles que estavam prestes a morrer.


    Hel - Filha de Loki com a giganta Agrboda e irmã do lobo Fenrir e daSerpente de Midgard, Hel foi banida por Odin para as profundezas no Niflheim, em uma zona ao lado do rio Nastronol, que ficou conhecida como Helheim. Hel cuida das almas daqueles de morreram de velhice ou doença. Ao contrário do que é comum se pensar, Hel não era uma deusa boa nem má, apenas justa. Era representada como uma mulher metade linda e metade em decomposição, e seu nome deu origem à palavra Hell, inglês para Inferno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Zambra Gitana :

Zambra Gitana :
Apperley, Pintor : George Owen Wynne (1884-1960) - Zambra gitana - A Zambra, ou Flamenco árabe é, portanto, a fusão de movimentos de danças de povos nômades ancestrais.

Dança Flamenca!

Dança Flamenca!
Apperley, Pintor : George Owen Wynne (1884-1960) - Danza Flamenca

Velas Ciganas Coloridas!

Velas Ciganas Coloridas!
A Cultura cigana e seu contraste de cores,de suprema riqueza!

Sereia da Praia;

Sereia da Praia;
Sereias o Povo Mítico dos Oceanos,damas dos Lagos,Senhoras do Mar

Mulher Índia - Quadro Pintado pelo Artista Italiano Milo Manara.

Mulher Índia - Quadro Pintado pelo Artista Italiano Milo Manara.
Índia Xamã - Feiticeira de sua Tribo - Sacerdotisa das forças da natureza - Luz em Meio a Floresta !

Iemanjá

Iemanjá

♥♥♥Indiana♥♥♥

♥♥♥Indiana♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥

Iansã - Divindade Africana

Iansã - Divindade Africana

Cigana Esmeralda ;

Cigana Esmeralda ;
Bailando com o Pandeiro;

Amor do Egito !

Amor do Egito !

Velas de Umbanda;

Velas de Umbanda;

Fênix

Fênix
Senhora das Profecias !

Velas Coloridas entre as Frutas;

Velas Coloridas entre as Frutas;
♥ ♠ ♣ ♦

Quiromancia !

Quiromancia !
A Arte de ler as Mãos!

Sereia.

Sereia.